VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Estudo histológico e computadorizado das áreas com células parietais e principais no estômago de ratos Wistar tratados com pantoprazol e "N-Nitroso-N-Methylurea"(NMU)

Kalinine Ferraz de Souza, IureLázaro da Silva, AlcinoMisumi, AtsunobuSavi, DanielaSantos Custódio, DenílsonFernandes Ribeiro Maia, FredericoGuilherme Coutinho Canela, GiovanneHenrique Cardoso de Oliveira, Carlos

O uso prolongado dos inibidores da bomba de prótons tem sido considerado uma condição de risco para o desenvolvimento de gastrite atrófica e tumores gástricos. Objetivo: Estudar o efeito do uso de pantoprazol (PTZ) e carcinogênese pela "N-Nitroso-N-Methylurea" (NMU), por 15 semanas, sobre o estômago glandular de ratos Wistar, pela análise histológica e computadorizada das áreas com células parietais (AP), principais (AZ) e da mucosa não oxíntica (ANO), além do estudo das alterações histopatológicas identificadas. Métodos: Quarenta ratos Wistar machos foram distribuídos em 4 grupos: G1 (controle), G2 (NMU+PTZ), G3 (PTZ) e G4 (NMU). O pantoprazol foi administrado 2x/semana (14mg/kg de peso, i.p.) e a NMU oferecida, ad libitum, diluída na água de beber (100mig/ml). Após o estudo histológico AP, AZ e ANO foram determinadas por análise computadorizada das imagens dos estômagos, utilizando o programa "ImageJ 1.19z". Resultados: Mostraram redução da AP e aumento da ANO, em G2, G3 e G4 (p 0,001). Foram encontrados casos de atrofia, inflamação aguda e inflamação crônica, em número que impediu comparação estatística entre os grupos estudados. Conclusão: O uso contínuo de pantoprazol (i.p.), por 15 semanas, reduziu a área com células parietais e aumentou a área de mucosa não oxíntica no estômago glandular de ratos Wistar machos. O mesmo aconteceu no grupo de animais que receberam NMU isoladamente ou em associação com o pantoprazol.

Texto completo