Estudo da transmigração bacteriana na apendicite experimental em coelhos

RAMOS, ECFRAMOS, DFCRAMOS, EFCBAZZANO, FCONASCIMENTO, LRRODRIGUES, ACTAHA, MONIGRO, AJT

Introdução: A queda extrínseca dos mecanismos de defesa de um hospedeiro é vista classicamente como uma infecção, que resulta na aquisição de um tecido normal, de um novo microorganismo, cuja virulência é fundamental para a sua patogenia.Na década de 50, estudos comprovaram que bactérias e endotoxinas podem ultrapassar a barreira intestinal e atingir a circulação, demonstrando ainda, que a flora intestinal representa uma importante fonte para o desenvolvimento da infecção sistêmica. Objetivo: o presente estudo visa avaliar a ocorrência de transmigração bacteriana em apendicite experimental induzida em coelhos, mediante a oclusão completa do apêndice vermiforme. Métodos: foram utilizados 24 coelhos brancos, da linhagem Nova Zelândia, com peso corporal variando de 2500 a 3000 gramas, sendo então divididos em 2 grupos. Os animais do Grupo I foram submetidos a laparotomia mediana e retirada de fragmentos do baço, rim esquerdo, pulmão direito, linfonodo abdominal, conteúdo da luz do apêndice vermiforme e sangue da veia porta para cultura. Os animais do Grupo II foram submetidos a laparotomia mediana e oclusão completa do apêndice vermiforme para a indução de apendicite e, após 24 horas, realizada a coleta do material nos moldes do Grupo I. Resultados: No Grupo controle (Grupo I), não se observou o crescimento de bactérias nas amostras analisadas. No Grupo experimento (Grupo II), observou-se o crescimento de Escherichia coli em todos os animais. Conclusão: Ocorreu transmigração bacteriana após 24 horas de observação em coelhos com apendicite experimental.