Primeiro registro do bico-virado-fino (Xenops tenuirostris) no Centro de Endemismo Belém: Implicações para sua distribuição na Amazônia
SANDES, Geovana S.DANTAS, SidneiCARNEIRO, LincolnDIAS, Rodrigo de LoyolaALEIXO, AlexandreSANTOS, Alan Augusto Chaves dosFERNANDES, Alexandre M.
RESUMO Neste trabalho reportamos o primeiro registro documentado do bico-virado-fino (Xenops tenuirostris) no Centro de Endemismo Belém, sudeste da Amazônia brasileira, município de Mocajuba, margem direita do baixo rio Tocantins, no estado do Pará, em março de 2024. Além deste registro documentado, modelamos a distribuição potencial da espécie para entender melhor os atuais limites de distribuição e como eles podem ser influenciados pelas mudanças climáticas e pelo desmatamento em um futuro próximo. Modelamos a distribuição potencial de X. tenuirostris usando três cenários: presente (1970-2000), futuro (2041-2060) com menor aquecimento global e com maior aquecimento global. Testamos as variáveis para correlação usando a função vifstep do pacote usdm do R e o subconjunto de variáveis restantes foi usado para modelagem usando o algoritmo MAXENT. Os modelos indicam que as áreas potenciais para ocorrência da espécie estão concentradas no arco do desmatamento e sugerem que nos próximos quarenta anos X. tenuirostris poderá diminuir sua área de distribuição.
Texto completo