VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE ELEMENTOS MINERAIS EM ALIMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS DA REGIÃO AMAZÔNICA PELA TÉCNICA DE ANÁLISE POR ATIVAÇÃO COM NÊUTRONS INSTRUMENTAL.

K.O YUYAMA, LúciaP.L. AGUIAR, JaimeH.M. MACEDO, SonjaGIOIA, TerezaYUYAMA, KaoruI.T. FÁVARO, DéborahAFONSO, CláudiaB.A. VASCONCELLOS, MarinaM.F. COZZOLINO, Silvia

No presente trabalho são apresentados valores de concentração para os elementos minerais Ca, Fe, , Mn, Na, Se e Zn em alimentos convencionais e não convencionais da região Amazônica, obtidos por análise por ativação neutrônica instrumental. As concentrações dos elementos minerais nos alimentos analisados, variaram, sendo que o potássio se sobressaiu com teores expressivos na jaca (caroço e polpa) e graviola. Dentre os minerais, o selênio foi o que apresentou menor concentração nos alimentos analisados. Entretanto, notadamente importantes foram as concentrações verificadas na graviola, pupunha fruto e palmito. De acordo com os resultados obtidos sugere-se a indicação dos mesmos na alimentação diária dos amazonenses e espera-se contribuir na elaboração de tabelas de composição de alimentos regional e nacional.

Texto completo